Uma VPN aumenta a privacidade e a segurança da sua navegação online. O modo de a configurar depende do seu dispositivo e do provedor de serviços VPN que escolheu, mas o princípio de base é o mesmo: estabelecer uma ligação segura e encriptada. Este guia irá explicar-lhe o processo de configuração de uma VPN.
Como configurar uma VPN
Embora os passos para configurar uma VPN variem consoante o provedor, há algumas coisas que dependem de si: a primeira é a escolha do provedor certo. Opte por uma empresa de confiança e com boa reputação, que ofereça um vasto leque de funcionalidades de cibersegurança e uma rede global de servidores que aumentem a sua velocidade e ligação.
Depois de escolher uma subscrição, descarregue a aplicação VPN nativa, crie uma conta ou inicie sessão se já tiver uma. Depois, escolha um servidor VPN e clique em “Ligar” na aplicação. Há provedores que recomendam o servidor a que se deve ligar dependendo da sua localização, o que é útil se estiver a utilizar uma VPN pela primeira vez. Quando se liga a um servidor, o seu tráfego é encriptado, proporcionando-lhe uma maior privacidade e segurança quando navega online.
Também pode configurar manualmente a sua VPN, sem transferir a aplicação. Pode preferir fazê-lo por vários motivos, como a possibilidade de personalizar a VPN ou no caso de o seu dispositivo não ser compatível com o software do provedor em causa.
A configuração da VPN depende do provedor e do sistema operativo do dispositivo. Explicamos abaixo as diferentes formas de configurar uma VPN para cada sistema operativo.
Como configurar uma VPN no Windows 10 e no Windows 11Aceda às “Definições.”Clique em “Rede e internet” e escolha “VPN.”Clique em “Adicionar VPN.”
Agora, preencha os campos: selecione “Windows (incorporado)” para o seu provedor VPN, atribua um nome à sua ligação em “Nome da ligação”, introduza o nome ou o endereço do servidor, selecione o tipo de VPN e escolha as informações de início de sessão. O nome e o endereço do servidor serão fornecidos pelo provedor de serviços VPN.
Clique em “Guardar.”
Agora, volte às “Definições”, clique em “Rede e internet”, escolha “VPN” e clique no nome da sua VPN.
Depois, clique em “Ligar” e introduza uma palavra-passe.
{SHORTCODES.blogRelatedArticles}
Como configurar uma VPN no macOSAceda ao menu da Apple e selecione “Definições do sistema.”Clique em “VPN” na barra lateral.
Selecione “Adicionar configuração VPN” e escolha o tipo de ligação VPN que pretende configurar.
No campo “Nome de apresentação”, introduza o nome da sua nova ligação VPN.Se não precisar de uma configuração personalizada, escolha “Configuração predefinida.”Introduza o endereço do servidor, o nome da conta, a palavra-passe e o nome de autenticação.Clique em “Criar” e ligue-se à VPN.Como configurar uma VPN no iOSVá a “Definições” e procure “Geral.”Selecione “VPN e gestão de dispositivos.”Prima “VPN.”Toque em “Adicionar configuração VPN.”Selecione o tipo de VPN e volte a preencher os detalhes.Preencha os campos de descrição, servidor, conta e palavra-passe da VPN.Clique em “Concluído” e prima o interruptor para ligar a VPN.Como configurar uma VPN em AndroidVá a “Definições.”Clique em “Ligações.”Escolha “Mais definições de ligação.”Clique em “VPN.”Selecione “Adicionar VPN.”Clique nos três pontos verticais no canto superior direito e selecione “Adicionar perfil VPN.”Preencha os campos “Nome,” “Endereço do servidor,” etc.Clique em “Guardar.”Assim que tiver criado um perfil VPN, preencha os campos “Conta” e “Palavra-passe” e toque em “Ligar.”FAQ
Sim, pode criar a sua própria rede privada virtual, mas esta opção traz mais desvantagens do que vantagens. Pode fazê-lo de três formas:
1. Utilize um router topo de gama, que traga a funcionalidade VPN e lhe permita alojar um servidor VPN.
2. Transforme um dos seus dispositivos (o computador, por exemplo) num servidor VPN.
3. Registe-se num provedor de serviços na nuvem para alojar a sua VPN na localização que preferir.
Lembre-se, porém, de que estas opções requerem conhecimentos técnicos e uma configuração complexa. A sua segurança será questionável e estará limitado a um servidor único.
Se quiser uma forma fácil de configurar o seu próprio servidor VPN, pode usar a função Meshnet. Trata-se de uma funcionalidade adicional de proteção do tráfego online disponibilizada pela NordVPN, que lhe permite entrar em grupos LAN virtuais e aceder de forma segura a ficheiros armazenados em dispositivos remotos.
),
},
{
question: ‘Como configurar uma VPN em casa?’,
answer: (
Escolha o OpenVPN por motivos de segurança, adquira o hardware ou software necessário e configure o reencaminhamento de portas no seu router. Instale o software cliente VPN nos seus dispositivos, configure-os e dê prioridade à segurança escolhendo palavras-passe fortes e fazendo atualizações regulares.
Precisa de instruções mais detalhadas? Leia o nosso artigo sobre como configurar uma VPN no seu router.
),
},
{
question: ‘Como configurar uma VPN para uma TV inteligente?’,
answer: (
Há várias formas de configurar uma VPN na sua TV inteligente, mas o melhor é configurá-la no seu router, uma vez que a maioria das TV inteligentes não tem suporte nativo para VPN. Faça-o da seguinte forma:
1. Certifique-se de que o seu router aceita a funcionalidade VPN.
2. Configure uma VPN no router e ligue a sua TV inteligente ao router.
3.Teste a ligação VPN para garantir que está a funcionar.
),
},
{
question: ‘Como configurar uma VPN para a Apple TV?’,
answer: (
Escolha uma VPN de confiança, compatível com a Apple TV. Quando adquirir a VPN, configure-a no seu router e ligue a Apple TV à rede segura.
Leia o nosso artigo sobre como configurar uma VPN para a Apple TV se precisar de um guia passo a passo.
),
},
{
question: ‘Como configurar uma VPN no Linux?’,
answer: (
Primeiro, escolha uma VPN conceituada, com suporte para Linux. Depois, vá ao terminal Linux e instale o software cliente da VPN. Configure o cliente VPN com as definições e credenciais de início de sessão da VPN e ative a ligação VPN.
),
},
{
question: ‘Em que consiste a configuração de uma VPN?’,
answer: (
A configuração de uma VPN passa por configurar a sua rede privada virtual (VPN) para que funcione de uma forma específica. A configuração da VPN envolve muitas vezes a alteração dos parâmetros predefinidos e a sua personalização, em função das necessidades.
),
},
]}
/>